quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ALAVANCAGEM: A CAPACIDADE DE FAZER MAIS COM MENOS


Acabei de ler o livro Why We Want You To Be Rich, de R. Donald Trump e Robert Kiyosaki. E resolvi compartilhar aqui no blog alguns tópicos abordados no livro. Este livro está voltado para os norte americanos por uma razão óbvia, os autores são de lá. Mas podemos pegar alguns ensinamentos para usar no nosso sistema fianceiro, aqui no Brasil.

Logo na introdução, vem a pergunta: os ricos estão ficando mais ricos, mas e você? Estamos perdendo a classe média, e o encolhimento dessa classe é uma ameaça para a estabilidade a América e para a própria democracia do mundo. Nós queremos que você fique rico e só assim pode ser parte da solução, em vez que a parte do problema. 

E aqui no Brasil, a classe média vai bem?

Veja que ser pobre é um problema para os autores, e no outro livro de Robert Kiyosaki, The Business of 21st Century, o autor fala que existem quatro tipos de pessoas no mundo: as certas, as acomodadas, as que gostam de ser adoradas e as que querem vencer (veja no rodapé do blog). De uma certa forma, o autor direciona os tipos de pessoas para a sua condição de pobreza, classe média ou rico. Resumindo, é pobre quem quer, é pobre quem não teve educação financeira, é pobre quem está na zona de conforto, e só quem tem vontade de mudar, vencer, que vai tornar-se rico. Então, esse livro nada mais é que um livro de educação financeira, onde serão colocadas as dicas de dois bilionários que venceram na vida. De uma forma ou de outra, gostei do livro, afinal eu estou no quadrante do tipo de pessoa que quer vencer. E um vencedor se baseia em quem sabe fazer. Nada mal absorver mais conhecimento sobre educação financeira que nunca aprendi na escola. A escola nos ensina a sermos empregados: estudar, conquistar o diploma e depois o tão esperado emprego. Isso lhe soa familiar?

Os autores se justificam com conselhos financeiros, dizendo que o livro não é uma receita de como fazer, e sim como eles pensam, por que eles venceram financeiramente e como eles veem o mundo dos negócios, dinheiro e investimentos. Eles se preocupam em mostrar que os pensamentos, ou a filosofia geram uma ação que, consequentemente, dá um resultado. A melhor maneira de resolver os seus problemas financeiros, ou seus resultados ruins, está em mudar a sua filosofia, mudar o pensamento. Começar a pensar como um rico ao invés de pobre ou pessoas de classe média. No livro Rich Dad Poor Dad, Kiyosaki conta que para um rico, existe uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar quebrado é temporário, ser pobre é algo eterno. Outra maneira de pensar como um rico é sobre dinheiro, o pai pobre não ligava para dinheiro, dizia que o dinheiro não era importante. O pai rico dizia: dinheiro é poder. Se você ainda não leu esse livro, que foi publicado em 2000, leia, é informativo e muito divertido. O livro (best seller) foi muito criticado por não deixar claro as dicas de educação financeira; logo, uma razão (ou estratégia) de diversos outros livros lançados depois explicando cada tipo de abordagem nas séries do Guia do Pai Rico.

De uma maneira ou de outra, tornar-se rico é atingir a liberdade financeira, não é mesmo? Então, temos que adquirir o conhecimento sobre os negócios, dinheiro, investimentos, etc. O investimento, ou ser um investidor é um dos assuntos abordados no livro.

Qual a diferença entre os poupadores e os investidores? Sim, existe uma diferença entre eles. Um poupador você já sabe o que é, mas um investidor, você sabe?

Vamos ver como se comporta um investidor passivo (poupador) e como a maioria dos estudiosos financeiros advertem você:

  • Trabalhe muito.
  • Poupe dinheiro.
  • Caia fora dos juros, empréstimos.
  • Faça investimentos a longo prazo. 
  • Diversifique (algumas aplicações que o banco ofereçe: poupança, fundo DI, CDB, commodities, etc)

Aparentemente esses "conselhos" soam familiares para você, não é mesmo?

Voltando para a diferença entre um poupador e investidor, uma única palava os difere: ►ALAVANCAGEM◄. O que define alavancagem é a capacidade de fazer mais com menos.
A maior parte dos poupadores não usa a alavancagem. Isso por que não tem a filosofia financeira adequada, não aprendeu como usá-la, ou prioriza a segurança. Os poupadores nunca perdem. Um poupador trabalha com risco zero. E sem a alavancagem, o acúmulo de riqueza se torna demasiadamente lento.

Estamos falando de investimentos, poupança, dinheiro. E você sabe como a renda é gerada? Kiyosaki criou um quadrante de fluxo de caixa muito interessante, que chamou de Cashflow Quadrant. Os diferentes quadrantes se referem a diferentes pessoas. O E de Employee (Empregado), o S de Self-employed (Autônomo ou Profissional Liberal), o B de Business Owner (Empresário) e o I de Investor (Investidor). Kiyosaki também classificou em lado esquerdo e lado direito: pobre e rico, respectivamente.

Se você ainda está no lado esquerdo, eis a hora de tomar uma decisão. Sugiro pular do E ou S para o B. Um B é um empresário de marketing multinível, gerente da Forever Living, por exemplo. O conselho continua o mesmo: trabalhe muito. Trabalhar muito significa criar a sua equipe, tornar-se um líder e ajudar a formar outros líderes. Assim, pelo plano de marketing, os ativos irão alavancar o seu trabalho. Os ativos são as pessoas da sua equipe que fazem a atividade mensal (4cc), daí que o bônus de volume de grupo retorna para você. Pode ser considerado um ativo dentro da linguagem das finanças também. Ativo é tudo o que gera renda. O que gera despesa é passivo.

Com bônus residual (ativo), você se torna um I. Sabendo usar a sua renda proveniente dos ativos, reciclando entre o B e o I, você trabalha se quiser depois de alguns anos. Quer saber mais sobre o quadrante de fluxo de caixa? No rodapé do blog tem um vídeo sobre os 8 valores do marlketing de rede. Aliás, no rodapé tem várias dicas, apresentações, depoimentos, todos em vídeos ou slides. Vale a pena chegar até o rodapé deste blog.

Para se tornar um líder você precisa ter foco. A melhor definição que eu já ouvi sobre a palavra "foco" está no acrônimo a seguir:

F = Follow
O = One
C = Course
U = Until
S = Successful

Para se tornar um líder, um empreendedor da Forever com sucesso, é preciso saber usar o seu tempo. Você já sabe quanto gasta de seu tempo por semana? Sim, saber investir no seu tempo é uma das características de um investidor, empresário. Responda o questionário baseado em uma semana, ou seja, 7x24h = 168h.
Quantas horas você gasta:

  • trabalhando?
  • se deslocando?
  • se arrumando?
  • comendo?
  • dormindo?
  • com a família?
  • com algum hobby, lazer?
  • praticando exercícios?
  • estudando, aprendendo?
  • relaxando?

Quanto foi o resultado total das suas horas gastas? O valor é menor ou igual a 168h? Será que é possível gastar umas 10 a 15h por semana para iniciar um projeto novo na sua vida? Se você calculou o tempo gasto na semana e sobrou algumas horas, você pode aumentar o tempo de relax, estudar, praticar exercícios, ficar com a família. Ou usar para criar o seu futuro, realizar o seu sonho. Você tem sonhos, não é mesmo? Todo mundo tem!

Para se tornar um líder, você precisa estar no controle da equipe. Estude sobre marketing, produtos, formas de abordagem, reações, objeções. Tem uma infinidade de assuntos para estudar. Um líder sempre será indagado por novos empreendedores. Mostre o seu exemplo. O sucesso do seu empreendedor será o seu sucesso. Tenha criatividade.

Para se tornar um líder, você precisa de uma equipe. Então, trabalhe duro na expansão da sua equipe. Ajude cada novo empreendedor a se tornar um líder de equipe. Se você tiver 25 líderes, será um diamante. Faça reuniões, cutuque os empreendedores novos frequentemente. Mostre a sua equipe o futuro brilhante que será criado.

Por fim, deixo o joguinho americano dos três Ds, triplo As, triplo Es e os quatro Hs. Acho que soa familiar aqui no Brasil também, principalmente para quem quer algo diferente na sua vida:

  • DESIRE, DRIVE, DISCIPLINE;
  • AMBITION, ABILITY, ATTITUDE;
  • EDUCATION, EXPERIENCE, EXECUTION;
  • HONOR, HUMILITY, HUMOR, HAPPINESS.

Vamos ao topo, EU SOU FOREVER!
Muito obrigado pela sua leitura. Se você quer mudar de quadrante, entre em contato, vamos conversar e trabalhar juntos. Aproveite o momento! Qualquer que seja a sua filosofia, SORRIA SEMPRE!
Um grande abraço!


CADASTRE-SE E COMPRE!

========================================================================
Voce poderá gostar de ler:

O SEU SONHO CRIA O SEU FUTURO - A SUA OPORTUNIDADE FOREVER

TER O PROPRIO NEGÓCIO É O CAMINHO PARA A LIBERDADE

OS 8 VALORES DO MARKETING MULTINÍVEL

NEM TODAS AS EMPRESAS SÃO IGUAIS
========================================================================
É só um clique, avalie o meu artigo. Você pode comentar também. Se voce não tem conta no Google, selecione Anonymous.

Eu recomendo. A Google está dominando a internet, abra uma conta para você:

  • GMail
  • Youtube
  • GTalk
  • GDocs
  • Blogger
  • Picasa Web
  • +1
  • Android
  • e muito mais
========================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...