quarta-feira, 18 de novembro de 2015

DICAS DR. LAIR RIBEIRO #1

Olá, tudo bem? 
Estou iniciando uma seção de dicas do nosso querido Dr. Lair Ribeiro, Médico Nutrólogo super conceituado no Brasil e no mundo inteiro.
A primeira é com a seguinte chamada: O que é melhor: cuidar da Saúde ou da Doença?

Existe um dentista lá nos estados unidos, de nome Weston Price.
Ele e a esposa, enfermeira, viajavam pelo mundo afora, em lugares isolados onde a civilização não tinha chegado ainda. Ele era dentista, e procurava cáries nas pessoas. Só que ele não encontrou nenhum indivíduo doente. Ele percebeu também que não tinha nenhuma doença, não tinha infarto, esquizofrenia, derrame. Não tinha Parkinson, não tinha Alzheimer. Não tinha câncer. Daí, ele foi avaliar isso. Como ele era um cara muito rico, ele levava os alimentos para os Estados Unidos, em Cleveland, Ohio, onde tinha um laboratório, e fazia as análises. Essas análises mostravam que essa lista de alimentos era muito rica em vitaminas, em gorduras, e muito pobre em açúcares. 

O mundo ocidental conheceu açúcar. O açúcar é uma coisa nova na civilização. O açúcar era conhecido como ouro branco, porque só os reis e as rainhas podiam ingerir, pois era muito caro. Mas com os escravos, o açúcar começou a baratear. Hoje em dia o açúcar açúcar é muito barato. Existe uma sobrecarga de açúcar na alimentação do mundo ocidental. Por isso que a doença que mais cresce no mundo é a diabetes. Existe uma projeção, de que em 2050, toda população mundial ocidental estará com diabetes. Em todos os lugares do mundo onde a dieta ocidental entrou, as pessoas estão adoecendo. Então você tem que parar e refletir. Como é que os meus antepassados comiam? 

Pegaram um grupo de aborígenes, que são descendentes de australianos, de índios australianos, que viviam na cidade em Sydney, e que eram diabéticos. Levaram eles de volta para a floresta por 21 dias para comer a comida que os antepassados comiam, a comida da floresta. Todos normalizaram a diabetes. Desapareceu a diabetes deles sem remédio, sem nada. Diabetes é uma doença nutricional que deve ser curada com alimento, e não com remédio. Não existe uma pílula mágica que vai mudar a sua diabetes, que vai curar. Você precisa mudar a sua alimentação, seus hábitos alimentares. Você tem que cortar a ingestão de carboidratos que está em excesso. 
Mas existem outros problemas com a nossa dieta ocidental. Existe um problema ácido-base. Nós comemos muitas substâncias ácidas, e nosso corpo precisa manter um pH alcalino para nossa saúde melhorar. Quando tem um pH ácido no tecido, predispõem a doenças degenerativas. Predispõem a câncer. 

Esse é um outro grande problema seríssimo. Também comemos demais. Hoje está fácil, é só abrir a geladeira. Antigamente teríamos que sair para caçar. Esse é um problema muito sério: nós ingerimos mais calorias do que precisamos. Temos uma vida sedentária, não andamos mais. Em todas ocasiões vamos de carro. Combina essa dieta ocidental de muito açúcar com o sedentarismo, e a resposta está aí: você pega um indivíduo de 65 anos que toma mais de seis tipos de remédio por dia. Ele tem pressão alta, tem diabetes, artrite, etc, etc. Então, onde é que está a solução? a solução está em como que era a alimentação antigamente, na Era Paleolítica. Não sei se você já ouviu falar disso: da dieta paleolítica que corrige todos esses demônios da dieta ocidental. Ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...