quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CONSUMO DE Ω-3 DURANTE A GESTAÇÃO

Filhos de grávidas que consomem ômega-3 são mais inteligentes
NOVA YORK - Crianças cujas mães consumiram quantidades suficientes do ácido graxo ômega-3 durante a gravidez desenvolveram maior habilidade cognitiva na primeira infância. Um estudo, publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", acompanhou 29 mulheres durante a gestação e, meses depois, comparou o desempenho de seus filhos na solução de problemas por volta dos nove meses.
Uma parte do grupo consumiu barras de cereais enriquecidas com 300 miligramas de ácido docosahexaenóico (DHA, em inglês), um dos tipos de ômega-3 encontrado em peixes como salmão, atum e sardinha. Esta é a dose diária recomendada pelos médicos, mas, segundo os pesquisadores, é uma marca que poucas grávidas americanas atingem. Para controle, a outra parte recebeu barras de cereais acrescida apenas de óleo de milho. Em média, as mulheres consumiram cinco barras de cereais por semana. Um estudo anterior indicava que o consumo do nutriente aumentou o quociente de inteligência (QI) das crianças quando chegaram aos quatro anos. Não houve diferença, porém, nos testes de memória.
Segundo os médicos, a quantidade recomendada de DHA pode ser obtida com dois sanduíches de atum ou uma porção de salmão. Além disso, cápsulas de óleo de peixe e algumas vitaminas pré-natais contêm a substância. Os médicos alertaram, porém, que nem todos os peixes são indicados para gestantes. Elas devem evitar cação, peixe-espada, peixe-batata e cavala, devido ao alto risco de contaminação por mercúrio.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...